Como proceder perante aos perigos do trânsito

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como proceder perante aos perigos do trânsito

Mensagem  Adilson (virso) em Dom Maio 24, 2009 7:24 pm

A violência alarmante das grandes cidades obriga a ficar alerta aos perigos do trânsito. Hoje em dia, já não basta saber dirigir e respeitar as leis de trânsito. É necessário aprender como agir em situações de perigo. Diante de uma abordagem violenta, o recomendável é buscar alternativas e ser rápido. Acompanhe algumas dicas de como se esquivar dos perigos que se corre ao volante.

Não entrar em pânico é o primeiro passo. A pessoa que não consegue manter a calma em uma situação em que corre perigo torna-se uma vítima em potencial. É necessário ficar atento ao que acontece ao seu redor, isso evita tanto a aproximação de um assaltante quanto uma colisão ou atropelamento.



Várias empresas promovem cursos de Direção Defensiva que ensinam a lidar com situações de emergência. Esse é o caso da UZIL, comandada pelo consultor de segurança Eli Rahamin. O israelense de 30 anos mora em São Paulo e acredita que as pessoas precisam saber mais sobre segurança para conseguir viver normalmente, já que a criminalidade não será extinta tão cedo. "É importante que as pessoas saibam evitar a condição de vítima potencial", diz ele.

Para o consultor, no trânsito os bandidos têm ótimas oportunidades de agir: "Eles não precisam enfrentar câmeras, nem equipes de segurança; não precisam invadir um prédio. Só precisam conhecer bem o tráfego de um local e planejar suas ações" - analisa. Treinar saídas por cima da guia, cavalos de pau, fugas em ré e freadas bruscas são alguns macetes ensinados no curso da UZIL. Além de ter essas habilidades no volante, Rahamim acredita que conhecer a linguagem corporal do bandido é fundamental, pois quando o meliante percebe que foi descoberto antes de atacar, a tendência é desistir pois, já perdeu sua principal vantagem: a surpresa.



Diante de criminosos cada vez mais atuantes e ousados, não é só a procura por cursos que aumenta. A maioria dos motoristas tem uma preocupação enorme não só com a sua segurança pessoal, mas também com a segurança do próprio carro. Por essa razão, a procura por dispositivos de segurança para automóveis é cada vez maior. A Ituran, uma multinacional de segurança veicular instalada há dois anos em São Paulo oferece um sistema de rastreamento e localização de veículos feitos por antenas instaladas em diversos pontos da cidade. O sistema protege objetos que se locomovem utilizando uma "Equipe de Pronta Resposta" e auxilia também na segurança pessoal do motorista.

Segundo a empresa, que já tem uma clientela de 30 mil pessoas na região metropolitana de São Paulo, os carros mais visados pelos ladrões são os utilitários com 33% das ocorrências. Em seguida, os mais roubados ou furtados foram as picapes (25%), os utilitários de cargas (vans) com 15% e os caminhões com 14%. Os veículos de passeio foram responsáveis por 12% das ocorrências. Cerca de 83% dos casos registrados referentes a roubos de carros, 10% de furtos e 7% de seqüestros de clientes, ou de uso do botão de emergência por outros motivos.

A região recordista de ocorrências foi a Zona Leste da Capital, com 33% de incidência. O segundo lugar ficou com a Zona Sul com 25%, seguida pela Zona Oeste com 10%, o ABC com 11%, Guarulhos com 7%, Zona Norte com 4% e Centro com 2% de incidência. De acordo com o levantamento da empresa, os ladrões agem principalmente às terças, quartas e quintas-feiras. A maior parcela das ocorrências, 40,4%, aconteceu durante a noite.

Apesar do número de ocorrências de furtos e roubos ter diminuído de 214.948 casos em 2001 para 191.340 casos em 2002 (fonte: Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), todo cuidado é pouco. Selecionamos algumas dicas de segurança da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Civil de São Paulo para dificultar a ação dos criminosos.
avatar
Adilson (virso)
Admin

Mensagens : 75
Data de inscrição : 15/03/2009
Idade : 38
Localização : Penha - São Paulo - Capital

Ver perfil do usuário http://kaclubebrasil.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum